O que é libido? Como mantê-lo por mais tempo?

O que é libido? Como mantê-lo por mais tempo?

  • Post category:Saúde

Você sabe o que é libido? O Hormônio do sexo como é muito conhecido. Ele é responsável por gerar o desejo sexual e às vezes ele vem e vai como nós veremos mais à frente. Há uma série de fatores que influenciam o líbido para que ele seja maior ou menor ao longo da vida e é sobre isso que nós vamos falar hoje.

O libido vem do latim que significa desejo ou anseio, e atualmente ela seja associada unicamente ao desejo sexual. E como vamos ver ela tem a ver com uma série de hormônios como a testosterona e a oxitocina (o hormônio da felicidade). Ela ainda também é muito influenciada pelos ciclos menstruais.

Mas hoje vamos entender um pouco melhor como funciona a libido, o porquê da sua falta? E quais os alimentos que podem ajudar para o aumento do libido. Portanto vamos lá!

O que é libido?

Em uma explicação mais ampla, libido não é um hormônio mas sim o desejo sexual, esse desejo se dá devido aos hormônios da testosterona, Oxitocina e dopamina. Ou seja, todos esses hormônios têm a ver com a libido e são eles que trabalham para que ela funcione normalmente durante a resposta ao estímulo sexual.

Ela pode ir e vir ao longo da vida tendo períodos onde ela está melhor e o indivíduo tem um maior apetite, sexual ou tem períodos onde ela está menor fazendo com que tenha um desejo menor. Isso está ligado a diversos fatores químicos, psicológicos ou uma série de fatores.

Mas como nós vamos ver a seguir como prolongar a sua libido e quais são os alimentos que podem ajudar nesta tarefa.

Quais os alimentos que aumentam a libido?

A alimentação é fundamental para que haja uma boa libido. Como todos nós sabemos comidas gordurosas, tabagismo e bebidas alcoólicas são extremamente prejudiciais para a libido, mas quais são os alimentos que fortalecem a libido? Aqueles alimentos que podem fazer com que seu desejo sexual aumente.

  • Beterraba: Ajuda a gerar mais energia e elimina as toxinas do corpo além de gerar mais nutrientes para os músculos.
  • Chocolate: Ele é muito eficaz para melhorar o humor e é responsável pela sensação de prazer. Mas o chocolate deve ser consumido com moderação.
  • Morango: A fruta geralmente libera adrenalina no corpo, o que é ideal para a atividade sexual.
  • Amendoim: Contém vitamina B3 que colabora para a vasodilatação sanguínea e isso é bastante ligado à libido.
  • Tomate: Pouca gente sabe, mas o tomate é uma fruta extremamente benéfica para reforçar a libido.

Portanto alguns alimentos já são até mais tradicionais e outros são até uma surpresa. Mas o fato é que todos esses alimentos são fundamentais para uma boa libido. Agora você já sabe o que precisa ter na sua mesa com mais frequência.

Falta da libido

A falta da libido pode ocorrer por diversos fatores, são eles a idade, sobrepeso, fatores psicológicos, emocionais e muitos outros fatores. Mas nas mulheres muitas vezes a falta de libido ocorre devido ao ciclo menstrual. Embora para alguns especialistas seja mais normal que as mulheres em determinado momento da vida tenham mais ou menos apetite sexual assim como os homens.

Mas não podemos nos esquecer que esse processo também pode ser acelerado pela má alimentação e outros maus hábitos. E que cada organismo reage de uma determinada maneira, podendo uma pessoa ter uma resposta diferente da outra.

Deixe uma resposta